Um canibal, um comedor de homens. Os antropófagos são uma raça estranha de Ogro, pois eles não têm cabeça. Suas características são sombrias
Eles freqüentemente se armam com armas brutais e utilizam ferramentas e artefatos muitas vezes criados a partir de ossos humanos.
Dizem que os antropófagos são freqüentemente encontrados a beber em crânios humanos e que usariam
couro cabeludo humano em torno de sua boca, sendo esse cabelo algum tipo de guardanapo macabro para suas refeições.
A nova e completa enciclopédia americana (The New Complete Encyclopedia American) associa os antropófagos com o Androphagi, também conhecido como Androphagoi.
De acordo com Heródoto "O Androphagoi têm as formas mais selvagens de todos os seres humanos, eles não reconhecem qualquer regra de direito, nem obedecem a qualquer lei imposta pela sociedade. Eles são nômades e usam roupas como a dos Citas (um antigo povo iraniano de pastores nômades equestres), mas têm uma linguagem própria.; possuem seu próprio grupo sendo devoradores de homens ".
Em Otelo, Shakespeare usa a palavra antropófagos para descrever uma criatura conhecida como Blemmye levando-os a serem associados como canibais.
Blemmye
Uma criatura sem cabeça com a boca, nariz e olhos em seu tórax.
Também conhecido como Acephali (sem cabeça), um termo também usado para se referir a grupos de pessoas que não tem um líder.
Referências
Enciclopédia Britânica:. Cambridge, na Inglaterra University Press, 1911.